O dia do concelho de São Roque foi assinalado no domingo, dia 10 de novembro, pelas 20h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Roque do Pico.
A abrir a sessão solene o presidente da Câmara de São Roque assinalou a comemoração dos 477 anos do município.
Mark Silveira explicou o endividamento da autarquia, devido às notícias editadas nos jornais locais, realçando que quando foi eleito a divida era bem maior e depois relatou os projetos em andamento e a serem realizados brevemente.
Em representação do Governo Regional, Hernâni Jorge, Diretor Regional do Ambiente, destacou a importância do poder local e das autarquias.
Para assinalar esta efeméride e no âmbito do programa comemorativo a autarquia procedeu à entrega de 15 certificados / prémios de mérito e mérito e excelência:
No Turismo:
Prémio de Alojamento, na categoria do Turismo – À Casa das Barcas, pelo papel preponderante no desenvolvimento e projeção da atividade turística, em espaço rural, contribuindo de forma positiva para a divulgação da marca “Capital do Turismo Rural”.
Prémio de Restauração e Similares, na categoria do Turismo – às empresas, Adega Açoriana, Casa das Tisanas e Cerca dos Frades.
No Empreendedorismo:
Prémio de Turismo, na categoria do Empreendedorismo – à empresa Lava Homes, pelo projeto ligado ao meio rural, sendo já uma referência internacional; pelo potencial de mercado e sustentabilidade económica, social e ambiental.
Prémio de Carreira, na categoria do Empreendedorismo – à empresa Sousa & Filhos, Lda. e a empresa Sereia do Pico Pelo volume de negócios gerado dentro do tecido empresarial do concelho e pela dinâmica empresarial que têm promovido.
Cultura - Ao Museu da Indústria Baleeira, pelo trabalho desenvolvido no âmbito da requalificação urbanística e paisagística, assumindo-se, um instrumento estratégico de desenvolvimento do Concelho e a José Carlos Garcia, pelos estudos inseridos no âmbito de trabalhos de investigação, assentes na base do património e memórias, contribuindo para a salvaguarda do património cultural imaterial, definindo e reforçando a identidade cultural.
Desporto – Ao Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António pelo crescente relevo que tem vindo a obter e títulos conquistados e à Daniela Areia Santos, uma atleta que assinou contrato com Sport Lisboa e Benfica e vai representar, em 2019/2020, a equipa Sub-19 de futebol feminino.
Ambiente – Às Juntas de Freguesia de Prainha e Santo Amaro, entidades que se distinguem pelas ações de limpeza e sensibilização desenvolvidas na área da educação e preservação ambiental, através da adoção de soluções práticas, efetivas e ecologicamente sustentáveis e da promoção do ambiente junto da comunidade, tendo sido vencedoras do Prémio “Ecofreguesia, Freguesia Limpa”.
Inovação - o prémio foi atribuído à Casa dos Vulcões Como reconhecimento pela aposta na criação de um projeto inovador, sediado do concelho, uma importante ferramenta de divulgação do património natural Açoriano, com destaque para a geodiversidade.
Participação Cívica – Ivo Sousa Pelo modo organizado e estruturado em que apresenta os conteúdos e aborda os variados assuntos e segmentos no “Blog Cais do Pico”.
Prémio Mérito e Excelência – Manuel José da Silveira (Mestre Janeiro), pelo trabalho diferenciador na Construção Naval do concelho, uma arte ancestral, conservando um património que define parte da identidade cultural.
A sessão solene contou com a participação do Trio da Associação Cultural de São Roque do Pico e culminou com o tradicional momento de parabéns com bolo de aniversário.