A vacina contra a meningite B e o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes vão passar a fazer parte do Plano Nacional de Vacinação a partir de 1 de Outubro de 2020. A informação foi avançada sexta-feira pelo secretário de Estado da Saúde, António Sales, e pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas.
Segundo o Jornal Publico, a vacina contra o rotavírus – principal causador de gastroenterites em crianças – também vai passar a integrar o novo Plano, mas não será aplicada de forma universal: apenas aos grupos de risco, que ainda não estão definidos.
Este é um trabalho que a Comissão Técnica de Vacinação, está a fazer. Graça Freitas pensa tê-lo concluído até 1 de Outubro de 2020, quando entram em vigor as novas alterações ao Plano Nacional de Vacinação.
No caso da meningite B, a vacina vai ser introduzida para todas as crianças em Outubro de 2020 — até agora era administrada apenas a grupos de risco.
Esta vacinação é recomendada até aos cinco anos de vida. Até agora, esta vacina não constava no PNV, mas os pais podiam decidir se deviam aplicá-la ou não através de prescrição médica.