O Presidente do Governo manifestou grande satisfação pela prestação dos jovens açorianos no 44.º Campeonato Nacional das Profissões, que terminou esta sexta-feira em Setúbal, realçando que as 14 medalhas conquistadas “são uma vitória do empenho e da dedicação” dos participantes.
Neste evento, que contou com a participação de cerca de 400 concorrentes de todo o país, no âmbito das 44 profissões a concurso, a representação açoriana, composta por 17 jovens, conquistou 14 medalhas, das quais quatro de ouro, oito de prata e duas de bronze.
Vasco Cordeiro sublinhou que Açores são a região do país com a “maior percentagem de jovens medalhados nesta competição nacional”.
“Os resultados agora obtidos em Setúbal, e que elevam para 114 o número de medalhas de ouro, prata e bronze conquistadas por Açorianos desde 2004, são reflexo do investimento que o Governo dos Açores tem feito na formação profissional ao longo dos anos, mas são, sobretudo, uma vitória do empenho e da dedicação dos próprios jovens concorrentes”, referiu o presidente do Governo Regional.
Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos de idade e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho que são avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados.