O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou ontem “a importância a nível internacional” da estação ARM, de medição da radiação atmosférica, instalada na ilha Graciosa, para a investigação e recolha de dados científicos no domínio da Climatologia.
Gui Menezes adiantou que, desde a sua instalação, este projeto se traduz, “em termos de infraestruturas e do equipamento base instalado, num investimento de cerca de 10 milhões de euros”, acrescentando que, anualmente, “tem um impacto de cerca de 900 mil euros na economia da ilha Graciosa”.
A estação ARM (Atmospheric Radiation Measurement) é uma plataforma internacional de estudos climáticos avançados no Atlântico, que visa estudar as interações oceano/atmosfera, em particular ao estudo dos mecanismos microfísicos da formação e influência das nuvens marinhas sobre o clima atual, bem como a sua influência sobre o clima.
Este projeto resulta de um programa internacional promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, através do Laboratório Nacional de Los Alamos, e conta com o apoio do Governo dos Açores e com a parceria da Universidade dos Açores, através do Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais e da Fundação Gaspar Frutuoso.
O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, é responsável pelas licenças de importação temporária dos equipamentos científicos da estação ARM, sendo que muitos deles “são protótipos únicos que estão a ser utilizados e testados pela primeira vez”.