A Azores Airlines realizou, esta semana, o seu primeiro voo comercial com a nova aeronave Airbus A320Neo, num voo entre Lisboa e Ponta Delgada.
Com tecnologia de última geração, o novo equipamento representa um salto significativo em termos de eficiência operacional e consequente redução do impacto ambiental.
Com motores de última geração e tecnologia aerodinâmica, o novo Airbus A320Neo, permitirá uma redução de consumo de combustível na ordem dos 20%, redução de emissões de gases e ruídos, custos operacionais mais baixos e maior capacidade de carga, quando comparado com aeronaves da geração anterior.
Este novo modelo está inserido no programa de substituição gradual das aeronaves do Grupo Sata.
Recorde-se que Teresa Gonçalves, presidente do Conselho de Administração, anunciou que a Sata Internacional teria ao seu serviço, em 2025, três novos aviões, e que a substituição da frota regional da SATA Air Azores encontra-se “em fase de análise e de estudo”.
Além deste A320Neo, a responsável afirmou que no primeiro trimestre de 2024 vão receber outro A320NEO, que já está a realizar voos teste, e que, em 2025 vão receber um A321XLR, completando a frota da SATA Internacional.
Em relação à companhia SATA Air Azores, a responsável adiantou que a empresa está “a fazer o estudo de substituição da frota, começando pelos [aviões Dash] Q200”.