A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores (SRRAA) da Ordem dos Enfermeiros esteve esta semana na ilha do Faial com o objetivo de realizar uma série de iniciativas, entre as quais, se destaca a realização de uma Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional (VAEP).
Antes desta Visita de Acompanhamento do Exercício Profissional, um grupo de trabalho da Ordem dos Enfermeiros, liderado pelo Presidente do Conselho Diretivo Regional (CDR), Enf.º Pedro Soares, deslocou-se à Unidade de Saúde da Ilha do Faial onde pode apresentar cumprimentos ao Conselho de Administração (CA) e, na pessoa do Sr.º Enf.º Diretor, a todos os Enfermeiros desta unidade.
À saída, Pedro Soares fez um balanço positivo desta reunião. “Foi possível trocarmos algumas ideias e preocupações sobre a Enfermagem desta Instituição, ficando a porta aberta para uma sinergia futura no sentido de um trabalho profícuo em nome da comunidade e enfermagem desta unidade, desta ilha”, referiu.
No Hospital da Horta, onde para além dos cumprimentos Institucionais numa reunião com o CA, foi possível reunir com a Direção de Enfermagem e realizar uma visita de acompanhamento do exercício profissional ao serviço de Obstetrícia.
Nesta Visita constatou-se aquilo que para a Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da ordem de enfermeiros é uma grande preocupação, a carência de Enfermeiros nesta Instituição, assim como, a necessidade de alguns acertos no serviço de obstetrícia para que a vigilância do internamento seja feito de uma forma mais segura.
A Secção Regional irá fazer chegar as suas conclusões a todas as entidades competentes para que sejam tomadas medidas no sentido de colmatar esta falha.