

Na sequência da comunicação da passagem da Região ao estado de Contingência face à ameaça do novo corona vírus, por parte do Governo Regional, a Atlânticoline também aumentou as medidas preventivas já implementadas ao nível do transporte marítimo de passageiros e viaturas na operação regular atualmente em curso na Região.
Assim, a empresa restringiu, desde o dia 14 de março, o número de viagens, mantendo apenas as consideradas essenciais para garantir a satisfação das necessidades de mobilidade, por motivos sociais e económicos, da população, a saber:
Na LINHA AZUL
(Faial/Pico)
Horta/Madalena 07h30/08h00 Madalena/Horta 08h15/08h45
Horta/Madalena 17h15/17h45 Madalena/Horta 18h00/18h30
Na LINHA VERDE
(Faial/Pico/S. Jorge)
Uma viagem diária, todos os dias, no período da manhã, com partida da Horta às 09h00 e mantendo o itinerário previsto para o dia, à exceção do sábado, em que o itinerário passa a ser Horta/Madalena/Velas/Madalena/Horta
Em relação à Linha Rosa, que liga Flores e Corvo, não estão previstas, para já, alterações.
A empresa ressalva ainda que, nestes cenários, estão, naturalmente, asseguradas todas as eventuais viagens extraordinárias que seja necessário realizar, nomeadamente para evacuação de doentes.
As bilheteiras e serviços de carga e bagagem irão suspender o atual horário de atividade, passando a funcionar com meia hora de antecedência em relação à primeira viagem do dia, na Horta e na Madalena. Em relação às restantes viagens, os serviços abrem 1h30 antes da partida, à exceção da bilheteira de São Roque, que abre 01h00 antes da viagem. No caso do serviço de carga e bagagem, o horário de funcionamento prolonga-se por mais 30 minutos.
A loja de vendas da Horta ficará encerrada ao público e a de Ponta Delgada funcionará apenas no período da tarde, entre as 13h30 e as 15h30. Os serviços administrativos estarão encerrados ao público na Horta e em Ponta Delgada.
Para além dos procedimentos de limpeza e desinfeção rotineiros, os navios serão alvo de desinfeções com a periodicidade exigida pela situação. Além disso, foram feitos ajustamentos às tripulações de forma a evitar qualquer possível foco de contaminação indireta.
Estas medidas irão prolongar-se enquanto o atual estado de alerta se mantiver, com o intuito de garantir, da melhor forma, a segurança coletiva.
Com a chegada de docagem do navio “Gilberto Mariano” à Horta, este sábado, a tripulação responsável por trazer o navio desde o estaleiro até à Região ficará em isolamento social até ao próximo dia 24 de março, por indicação da Autoridade Regional de Saúde. O navio será desinfetado e integrará a operação oportunamente.
A Atlânticoline reforça a recomendação aos passageiros para que, neste período, restrinjam as suas viagens ao estritamente necessário, lembrando que as medidas de proteção começam em cada um de nós.