Em tempo difícil para a economia regional, e mais concretamente para o sector do Turismo, a ATA apresentou um plano estratégico com o foco na retoma do Turismo, um sector de peso na economia da regional.
O plano apresentado pela ATA, tem em consideração o Novo Paradigma no Turismo, do qual serão fundamentais a reputação e a preocupação pela segurança sanitária.
Os turistas vão querer evitar destinos de grande aglomerado de pessoas, valorizando desse modo, destinos com menos concentração de pessoas, privilegiando, o mais autêntico e o mais natural.
A ATA entende estarmos perante uma Oportunidade de Ouro para posicionar os Açores, na linha da frente, enquanto destino turístico, que reúne condições únicas para satisfazer as necessidades dos viajantes.
Tendo em consideração que, os mercados emissores estão condicionados pela reabertura das acessibilidades aéreas, a ATA entende que a estratégia para alcançar a retoma económica deverá ser faseada, devendo começar pelo mercado regional, como forma de mostrar aos mercados emissores uma mensagem de confiança e de união do povo açoriano.