Portugal é reconhecido mundialmente e uma das mais marcantes marcas é seguramente a sua base cultural e a importância da sua cultura popular. E é a manutenção e a afirmação inequívoca da autenticidade portuguesa, com manifestações em múltiplas categorias culturais, que a organização das 7 Maravilhas de Portugal quer homenagear com a eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular.
Este é o mais recente projeto que a organização das 7 Maravilhas de Portugal está a realizar, e que está a decorrer, embora com alguns atrasos devido à pandemia de COVID-19.
A organização recebeu 504 candidaturas neste concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular. Estas candidaturas foram avaliadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir o selo de Nomeado a 471.
Na ilha do Pico contam-se 9 candidaturas aprovadas, distribuídas da seguinte forma:
No concelho das Lajes do Pico o projeto ARTESANATO BALEEIRO na categoria de Artesanato, BANDAS FILARMÓNICAS DO CONCELHO DAS LAJES DO PICO na categoria, Músicas e Danças, BOTE BALEEIRO em Artefactos, ESPÍRITO SANTO na categoria Festas e Feiras, PROCISSÃO EM HONRA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES, em Procissões e Romarias, REGATAS DE BOTES BALEEIROS em Rituais e Costumes, SEMANA DOS BALEEIROS na categoria Festas e Feiras.
No Concelho da Madalena o projeto CHAMARRITA DO PICO na categoria de Músicas e Danças e o projeto FESTAS DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DO PICO na categoria de Festas e Feiras
Com estas nomeações, a ilha montanha ocupa um lugar de destaque nos Açores, em particular por ser a ilha mais representada no concurso — 41% das 22 candidaturas aprovadas no arquipélago.
Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas, a 3ª Fase do concurso, serão conhecidos a 7 de junho, num programa em direto na RTP1, com atraso de 1 mês, em virtude dos constrangimentos causados pela COVID-19.
Nessa fase, o Painel de Especialistas, composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e das 2 regiões autónomas, elege 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais.
A 7 de junho serão igualmente divulgadas as próximas etapas do concurso, que estão neste momento condicionadas à evolução da pandemia de COVID-19.