Os Açores já começaram a testar por infeção pelo novo coronavírus alunos e professores de cinco ilhas, que deverão regressar em breve às escolas, revelou ontem a Autoridade de Saúde Regional.
“Já o iniciámos e portanto é expectável que nos próximos dias o número de rastreios suba de forma significativa. Iniciámos já com alguns docentes e com alguns dos alunos. Temos já na Terceira, no Faial, na Graciosa, Pico e São Jorge, e ao longo dos próximos dias iremos ter um número bastante significativo de pessoas em âmbito de testes realizados ao abrigo dos rastreios“, avançou o responsável máximo da Autoridade de Saúde Regional dos Açores.
Tiago Lopes, que é também diretor regional da Saúde, falava, em Angra do Heroísmo, num ponto de situação sobre a evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago.
Nas ilhas Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa serão retomadas apenas as aulas presenciais no 11.º e 12.º anos, no dia 18 de maio e no dia 25 de maio na ilha de São Miguel.
Sem se comprometer com um prazo para a conclusão do rastreio nas escolas, o responsável da Autoridade de Saúde Regional disse que o objetivo era realizá-los “o mais rapidamente possível”, mas ressalvou que estão em causa “centenas de testes”.