A campanha de literacia dos oceanos ‘Açores Entre Mares’, promovida pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, tem este ano um novo formato, com a passagem para as plataformas digitais, devido aos constrangimentos causados pela pandemia de COVID-19.
Desde ontem, Dia Europeu do Mar, e até 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, serão transmitidas, através das redes sociais, conversas em direto com investigadores e especialistas sobre as grandes questões do Mar dos Açores, nomeadamente na página do Facebook da Direção Regional dos Assuntos do Mar e no Instagram desta campanha.
A campanha, que conta com o apoio dos Parques Naturais de Ilha e da Azorina, realiza-se desde 2010 e tem vindo a dinamizar em todas as ilhas do arquipélago atividades que visam a promoção do conhecimento do Mar dos Açores, bem como o seu uso sustentável.
Este ano, devido à COVID-19, que impossibilita a realização de atividades que envolvam a participação física dos cidadãos, o ‘Entre Mares’ propõe uma campanha a decorrer online, com a participação de vários investigadores e especialistas.
O Diretor Regional dos Assuntos do Mar salientou que o objetivo é promover o conhecimento sobre o Mar dos Açores e sensibilizar os cidadãos para a importância da sua preservação”.
Filipe Porteiro adiantou que, no total, “estão programadas 17 conversas online”, acrescentando que “também serão disponibilizados conteúdos e materiais temáticos na página da iniciativa”.