A formação aos profissionais da área da saúde e da área social que vão integrar os Gabinetes Locais de Apoio ao Cuidador Informal nos 19 concelhos da Região será retomada em julho.
Em resultado das condicionantes provocadas pela situação que se vive na Região devido ao surto de COVID-19, a formação foi interrompida em março, retomando agora com as duas formações em falta aos técnicos que vão integrar as equipas, aproveitando-se para efetuar um reforço formativo ao primeiro grupo já formado.
Esta formação visa transmitir aos técnicos informação sobre as ferramentas criadas no âmbito desta iniciativa e a forma como os Gabinetes vão funcionar, assim como os procedimentos que estas equipas devem adotar em cada situação e os indicadores a utilizar para a avaliação deste processo.
Com isto, pretende-se dotar os técnicos de competências para avaliar as condições dos cuidadores para o exercício dessa tarefa, assim como para capacitar os cuidadores para a função de cuidar de modo adequado, de forma a garantir mais qualidade de vida para si e melhores cuidados para a pessoa cuidada.