O Presidente do Governo lançou esta sexta-feira a primeira pedra da obra de melhoramento do Núcleo de Pescas da Madalena, um investimento de cerca de 1,2 milhões de euros que vai garantir melhores condições de segurança e de trabalho aos pescadores e armadores que utilizam essa infraestrutura.
No início da visita estatutária o Presidente do Governo adiantou que se trata de um investimento que vai servir mais de uma centena de profissionais da pesca que utilizam aquela infraestrutura, número este que, em ano de boa safra de atum, pode facilmente duplicar, uma vez que são muitos os atuneiros que descarregam atum para o Entreposto Frigorífico da Madalena.
A obra prevê um cais de alagem com 20 metros e um cais auxiliar de 17 metros, que aumenta, assim, em cerca de 50% a zona acostável para a pesca local, e que vai dispor também de um terrapleno com 1.200 m2.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro disse que aquele investimento vai ser complementado com o investimento na beneficiação do Entreposto Frigorífico da Madalena, cujo projeto de execução foi adjudicado e que será entregue ainda durante este mês.
Jose António Fernandes, presidente da Associação de Pesca Artesanal do Pico admite que o parqueamento em terra é suficiente para as embarcações existentes, no mar a situação é completamente diferente, esperando soluções futuras.