O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia destacou na Horta, o “número recorde” de Bandeiras Azuis nos Açores, num total de 42, mais três do que em 2019, considerando que “comprova a qualidade” das zonas balneares costeiras do arquipélago.
Gui Menezes salientou que, no âmbito do programa internacional Bandeira Azul, foram galardoadas zonas balneares de 11 concelhos de seis das nove ilhas do arquipélago, nomeadamente Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Graciosa e Pico.
O Secretário Regional, que falava na cerimónia de hasteamento da Bandeira Azul da Praia de Porto Pim, referiu ainda que cinco marinas dos Açores receberam este galardão, entre as quais a marina da Horta.
Para este ano, os Açores têm 75 águas balneares aprovadas nas nove ilhas do arquipélago, mais cinco do que no ano passado, todas no concelho das Lajes do Pico.
O governante destacou a importância do programa de monitorização da qualidade das águas balneares costeiras, da responsabilidade da Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM), referindo que “permitiu concluir que, em 2019, 97% das zonas balneares pertencentes à lista apresentavam qualidade ‘Excelente’”.