O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) afirmou que a primeira etapa do curso inicial de Intervenção em Estruturas Colapsadas permitiu formar 71 bombeiros nesta área, abrangendo 10 corpos de bombeiros da Região.
Os 71 elementos já formados fazem parte da primeira etapa de cursos relacionados com a busca e salvamento em estruturas colapsadas, que prepara os bombeiros para atuarem em situações, por exemplo, de sismo ou derrocada”, salientou Carlos Neves.
O Presidente do SRPCBA falava no âmbito da segunda etapa deste curso, que decorreu até domingo na ilha do Pico e que permitiu formar mais 36 operacionais, dos corpos de bombeiros da Madalena, São Roque do Pico, Lajes do Pico, Horta, Velas e Calheta.
Com a conclusão desta segunda etapa, estão formados em busca e salvamento em estruturas colapsadas um total de 107 operacionais, de 13 corpos de bombeiros dos Açores.
No plano de formação do SRPCBA deste ano está ainda prevista a realização de um curso de nível intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas, que irá decorrer no final de setembro, no Centro de Formação de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (CFPCBA), na ilha Terceira.
Os cursos inicial e intermédio de Intervenção em Estruturas Colapsadas são ministrados por quatro formadores do SRPCBA que adquiriram formação na Universidade do Texas, nos Estados Unidos da América.