O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que se verifica “uma retoma da atividade da pesca nos Açores”, adiantando que, nos meses de julho e agosto, a primeira venda de pescado em lota "rendeu quase 8,5 milhões de euros”.
Nos meses de julho e agosto foram capturadas na Região 2.537 toneladas de pescado, que se traduziram em oito milhões e 444 mil euros na primeira venda, sendo que no período homólogo de 2019, com 2.930 toneladas capturadas, a primeira venda de pescado rendeu aos pescadores açorianos oito milhões e 592 mil euros.
“Enquanto o preço médio de pescado nos meses de julho e agosto de 2019 correspondeu a 2,93 euros, este ano nestes meses correspondeu a 3,33 euros”, referiu Gui Menezes.
Neste sentido, o governante salientou que se verifica uma "valorização" do pescado capturado, acrescentando que “pescou-se menos e vendeu-se melhor”.
“O setor da pesca voltou a ganhar algum fôlego, após o período mais crítico provocado pela pandemia de Covid-19”, disse Gui Menezes, acrescentando que, “apesar de continuarem a existir constrangimentos nalguns mercados, os rendimentos do setor têm retomado”.