Chegou ao fim o Golden Trail Championship by Salomon, evento que, ao longo dos últimos cinco dias, trouxe os melhores trail runners do mundo aos Açores para a maior competição mundial de sempre da modalidade.
O evento, que foi organizado pela marca Azores Trail Run®, contou com um elevado nível de competitividade, com os melhores atletas do mundo a discutir não apenas o título de campeão, mas também prémios em diferentes segmentos. Neste âmbito, importa ainda destacar a presença dos atletas vencedores do sorteio, que puderam superar-se num evento com alto nível de dificuldade.
As condições meteorológicas obrigaram a organização a fazer alterações drásticas em duas das quatro etapas programadas: a ida ao Pico, prevista para sábado, foi substituída por um circuito alternativo no Faial, e a etapa final, que obrigou a uma alteração do percurso, para desviar os atletas da intempérie que se fazia sentir na Caldeira.
No final, tanto a organização Azores Trail Run® como a Salomon fizeram um balanço muito positivo deste Golden Trail Championship.
Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®, referiu as dificuldades logísticas causadas, essencialmente, pelas condições meteorológicas adversas, bem como todas as preocupações e procedimentos adicionais de segurança no âmbito da pandemia de Covid-19, salientando a satisfação da sua equipa pelo facto de ter sido possível montar um evento que agradou aos atletas.
Os vencedores do Golden Trail Championship foram o polaco Bart Przedwojewski e a suiça Maude Mathys, ambos atletas da Salomon.