CTT apresentam livro com emissão...
Segundo Teresa Ferreira presidente do Civisa, a possível erupção localiza-se, aproximadamente, a meia distância entre as ilhas do Faial e Graciosa, no Grupo Central; e das Flores e Corvo, no Grupo Ocidental, a uma profundidade estimada que vai dos 800 metros a dois mil metros e a uma distância média de 120 quilómetros daquelas ilhas. Uma distância que, segundo o responsável pelo Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, Pedro Carvalho, não oferece perigo, nem é sentido pelas populações. ".
A actividade sísmica tem oscilado, em termos de magnitude, entre os níveis 3 e 4 da escala de Richter, na confluência das placas Americana, Euro-Asiática e Africana. O sismo mais intenso foi registado a 9 de Dezembro e atingiu 4,2.
O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores já solicitou à autoridade marítima que envie um alerta às embarcações que passem no local para que transmitam informação sobre algo de anormal que se possa estar a passar.
Em declarações ao Açoriano Oriental, o vulcanólogo Victor Hugo Forjaz explica que o que está a acontecer é uma situação normal na Crista Média-Atlântica, onde o "magma que se encontra a 14 quilómetros de profundidade, quase diariamente ascende no sentido da superfície".
A carregar comentários...