Foi inaugurado ontem, na freguesia dos Flamengos, o Núcleo Expositivo das Bicas, um projeto que pretende valorizar o potencial turístico daquela freguesia.
A inauguração aconteceu no dia em que se assinalou a passagem dos 47 anos do sismo de 1973 que destruiu mais de 600 casas, acolhendo esse núcleo essas memórias.
Para o autarca faialense, o trabalho de criação de pólos agregadores e geradores de mais-valias do ponto de vista do turismo é fundamental. Iniciaram esse trabalho nos Flamengos mas também já estão a criar condições idênticas em várias freguesias, incluindo a cidade, com a frente mar”.
De acordo com José Leonardo Silva, nos Flamengos pretendem, em conjunto com a Direção Regional da Cultura e com a Direção Regional do Ambiente, desenvolver um Plano de Revitalização da Ribeira dos Flamengos, associado à atividade das lavadeiras.
O Núcleo Expositivo é uma infraestrutura que valoriza o usufruto que a Ribeira dos Flamengos pode trazer no âmbito da oferta turística, com a criação de percursos pedonais e a ligação ao Jardim Botânico que é complementada com a valorização da fauna e da flora.
Este espaço, criado e gerido pela Câmara Municipal da Horta, contempla, para além da exposição, uma mini biblioteca, um espaço para degustação de chás e, no primeiro semestre do próximo ano, de mobiliário convidativo a uma estadia mais prolongada na zona de esplanada.