A Secretária Regional da Educação anunciou na sexta-feira que o Governo vai adquirir quatro mil computadores portáteis e mil tablets para todas as escolas da Região.
No âmbito dos trabalhos parlamentares da Assembleia Legislativa Regional, que decorreram por videoconferência, Sofia Ribeiro referiu que no ano letivo anterior, “as escolas dispunham de apenas 1.585 computadores para uso exclusivo dos alunos, sendo que 317 destes eram considerados como não estando em bom estado”.
Segundo adiantou, nesse ano, foram disponibilizados pelas escolas 1.920 portáteis, utilizados no âmbito do Projeto Atelier do Código, tendo sido adquiridos outros 500.
Sofia Ribeiro esclareceu também que, no total, “o número de computadores disponíveis em bom estado é inferior a 4.000”, destacando o “esforço das autarquias na aquisição complementar destes equipamentos.
A titular da pasta da Educação sugeriu a criação de uma comissão de trabalho no parlamento, para “auscultar quem efetivamente está no terreno e conhece as especificidades do modelo de implementação do ensino a distância, que possa dar orientações relativamente à definição dos critérios reais e adequados para constituir um modelo de avaliação”.
Em discussão no parlamento açoriano estava a proposta do Bloco de Esquerda para garantir o acesso a equipamentos informáticos para os alunos em ensino a distância e para a realização de um estudo sobre o impacto desta modalidade de ensino durante a pandemia.