O Município das Lajes do Pico anunciou na Assembleia Municipal que vai entregar uma proposta ao presidente do governo regional, para construção do novo centro de saúde das Lajes, com a inclusão do serviço de urgência da ilha.
No programa Duarte Neves convida de sábado os deputados da ilha montanha pronunciaram-se sobre esta medida. Marco Costa, deputado do PSD, disse que se vai internar da situação para depois comentar.
Já Miguel Costa, deputado do PS, disse que o presidente das Lajes está a recorrer ao compromisso eleitoral do PSD. O deputado concorda com a construção de um novo edifício destinado à saúde, mas defende que o processo em curso deve ser encerrado definitivamente para bem da população das Lajes e dos Picoenses.
Sobre a centralidade das urgências nas Lajes, Miguel Costa recorda que a localização privilegiada é na Madalena mas insiste que o importante é criar um verdadeiro serviço de urgência na ilha.
Também Simas Santos, na crónica de segunda-feira da Rádio Pico, defende que se crie de raiz um Centro de Saúde nas Lajes, cuja localização deve ser na antiga escola.
Simas Santos defende também, que deveria ser criado o centro hospitalar Faial/Pico e o polo hospitalar da ilha montanha deveria ficar sedeado na Madalena, mantendo-se em funcionamento o Serviço de Atendimento Permanente nas Lajes e São Roque.