O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural anunciou em Angra do Heroísmo, que o Governo Regional, durante esta legislatura, dará “um forte impulso à apicultura nos Açores, incentivando a produção, a transformação e a comercialização de mel”.
António Ventura falava após uma reunião com diversas associações da ilha Terceira sobre o Programa Apícola Nacional, onde defendeu que a “a apicultura é mais do que uma atividade económica”.
O responsável pela pasta da Agricultura adiantou ainda ser intenção do atual Executivo rever o Plano Estratégico para a Apicultura, assim como proceder á alteração do Decreto Legislativo que cria o Regime Jurídico da atividade apícola e da produção, transformação e comercialização de mel na Região Autónoma dos Açores.
António Ventura anunciou igualmente a intenção de “plantar em espaços públicos espécies melíferas, de coordenar ações de sensibilização com as escolas, promover ações de formações para técnicos e apicultores, rever o Caderno de Especificações do mel DOP e prever a sanidade apícola”.
Para o Governo dos Açores, a apicultura assume uma importante atividade multifuncional que interessa potenciar no futuro dos Açores.