O furo de água da Criação Velha vai deixar de fornecer água aos agricultores.
O anúncio foi feito ontem pelo executivo camarário que informou que esta é uma medida preventiva.
José António Soares disse que a autarquia está ao lado dos agricultores mas recordou que a água é um bem inestimável e esta medida é uma forma de acautelar o futuro deste bem essencial naquela freguesia.
Como alternativa os agricultores podem abastecer no furo do Cabo Branco ou no furo do Cabeço Pequeno, que desde o início desta semana está operacional.
Questionado sobre a qualidade da água do furo Cabeço Pequeno, Catarina Manito, vereadora da autarquia, garantiu que a água é de boa qualidade para os animais.
O município informou também que vai arrancar com uma campanha na freguesia da Criação Velha permitindo reduzir o consumo de água. Assim vão ser distribuídos Kits pelas habitações, com redutores de caudal, permitindo uma redução de cerca de 25% do consumo de água em cada habitação.
Pedro Garcia, um dos lavradores prejudicados pelo encerramento da água à lavoura, lamenta a situação e recorda que durante o verão são necessários cerca de 40 mil litros de água por dia para os seus cerca de 800 animais. Tal medida vai implicar uma viatura e uma pessoa a transportar água durante todo o dia para a exploração.
Rui Matos, presidente da Associação de Agricultores do Pico está também preocupado com o encerramento do furo da Criação Velha e defende que se criem soluções.