A Comissão Europeia aprovou mais um regime de apoio a empresas dos Açores no contexto da pandemia da Covid-19, desta feita a linha de apoios de 8 milhões de euros na forma de subvenções diretas.
Segundo o Açoriano Oriental que sita a Agência Lusa, o regime em causa, aprovado ao abrigo do quadro temporário de auxílios estatais no contexto da pandemia, visa mitigar o impacto das medidas restritivas que as autoridades portuguesas tiveram de implementar para limitar a propagação da Covid-19.
Ao abrigo do regime, as empresas que sofreram uma diminuição do seu volume de negócios de pelo menos 25% em 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior, receberão um montante de apoio, calculado com base na diminuição sofrida. O montante máximo da ajuda não pode exceder os 45 mil euros por empresa.
Esta decisão surge a menos de duas semanas depois de Bruxelas ter dado ‘luz verde’ ao regime de apoios de 150 milhões de euros destinado também a apoiar empresas dos Açores atingidas pela pandemia de covid-19, igualmente na forma de subvenções diretas, e também para atenuar o impacto negativo nas empresas ativas na região provocado pelas medidas restritivas implementadas.