A Associação Armadores de pesca Artesanal do Pico foi convidada para participar no projeto de colocação de duas boias para fins científicos para o desenvolvimento da pesca artesanal nos Açores.
A Associação pede aos associados que pescarem naquela zona nos informem, sem ter que identificar a embarcação, que tipo de pescado capturaram na zona das boias.
Os dois agregadores de peixe (M-FAD) foram ancorados ao largo das ilhas do Faial e Pico, com o objetivo avaliar o potencial dos agregadores para melhorar o acesso da pequena pesca a espécies pelágicas, numa parceria entre a universidade dos Açores e a Federação das Pescas dos Açores .
Os dois agregadores, visíveis à superfície, estão ancorados a mais de 1000 m de profundidade e a cerca de 3 milhas da costa, ao largo das ilhas do Pico (São Mateus) e do Faial (Varadouro), e serão monitorizados, a partir da costa, remotamente via satélite e presencialmente, durante cerca de dois anos.
Este projeto conta também com o apoio da Associação de Produtores de Atum e Similares nos Açores, Associação de Produtores de Espécies Demersais dos Açores, Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Pico, que farão o registo das capturas declaradas pelos seus associados para avaliar a eficácia dos agregadores.
Essa informação será utilizada apenas para fins científicos.
Com esta experiência espera-se vir a compreender se estes agregadores poderão ser usados no futuro para ajudar a complementar o rendimento da pequena pesca e aliviar a pressão sobre as espécies costeiras e demersais.