A Azores Wine Company inaugurou ontem a sua adega na ilha do Pico.
O projeto desenvolvido pela SAMI engloba uma área de construção de cerca de 2 mil metros quadrados, distribuídos pelas zonas de vinificação e cubas, salas de barricas, engarrafamento, rotulagem, armazenamento, sala de provas e venda de vinhos, sala de eventos, alojamentos turísticos e restaurante.
O investimento rondou os 3,5 milhões de euros e contou com apoios da União Europeia e do Governo Regional.
Para os sócios da Azores Wine Company este foi um dia histórico para a empresa e para a ilha do Pico. Os sócios recordam que aquele espaço é o concretizar de um sonho e alertam o Governo Regional para a atribuição dos apoios em vigor que penalizam os produtores que têm maiores áreas.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena afirmou que aquele espaço tem um significado especial para a Madalena porque permite promover os vinhos dentro e além-fronteiras.
José Manuel Boleeiro, presidente do Governo Regional, anunciou na sessão, que em setembro deve ser aprovado um Decreto Legislativo Regional para a criação do Instituto da Vinha e do Vinho na Ilha do Pico.
José Manuel Boleeiro garantiu ainda que no próximo Conselho de Governo vão criar um apoio extraordinário para o sector da vinha, derivado da pandemia de Covid 19, que afetou todos os sectores de atividade da região.