O Governo Regional dos Açores avançou, esta semana com uma operação de limpeza de modo a restabelecer as condições necessárias à prática balnear na Praia de Porto Pim, na ilha do Faial.
A operação surge na sequência da agitação marítima, ocorrida durante a semana passada, em que se verificou na orla costeira de várias ilhas o arrojamento de elevadas quantidades de uma nova espécie invasora de alga originária do oceano Pacifico, de propagação muito rápida e causadora de grandes prejuízos aos ecossistemas naturais.
De acordo com esta nova realidade que tem ocorrido um pouco por toda a Região, as entidades gestoras das zonas costeiras, em especial das zonas balneares, procederam às necessárias operações de limpeza das zonas afetadas, sendo esta a terceira vez, desde o passado mês de maio, que o Governo dos Açores realiza este tipo de intervenção.
Tendo presente que o conhecimento sobre o comportamento desta alga nos Açores é ainda escasso, considerando-se expectável novos arrojamentos, o Executivo Açoriano estabeleceu um plano de contingência operacional que permitirá, no decorrer da época balnear, uma resposta eficaz e atempada a novas ocorrências.