A Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural publicou ontem a portaria que, no âmbito do bem-estar animal, visa apoiar as associações no resgate de animais de grande porte, que poderão ser alvo de abandono, carecendo nesse caso de instalações e cuidados diferenciados.
O resgate e a reabilitação de animais de grande porte acarretam uma logística complexa e encargos onerosos e até à data não existiam apoios para as Associações de Proteção Animal.
Na sua maioria, os animais de grande porte resgatados são encaminhados para Associações Agrícolas, Centros Hípicos e Associações Equestres com instalações aprovadas para o efeito.
Para o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, “trata-se de uma portaria inovadora e que vem dignificar o bem-estar animal nos Açores o que permite à Região estar na vanguarda da proteção animal”.
Segundo António Ventura, o Governo Regional dos Açores continua, assim, com o tema do bem-estar animal na sua agenda de governação, estando já na calha o estudo e a preparação de outras ações.