O Governo dos Açores assinou no sábado um protocolo de cooperação com a associação CIIWA, para a realização de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento de capacidades da Região na cibersegurança, na segurança das redes e dos dados e da informação.
O protocolo tem como objetivo garantir a proteção e defesa dos serviços vitais de informação e potenciar uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço por parte de todos os cidadãos, das empresas e das entidades públicas e privadas, em alinhamento com a Estratégia Nacional de segurança e Ciberespaço.
A CIIWA é uma associação civil, sem fins lucrativos, e que trabalha em prol do desenvolvimento de uma comunidade internacional e de uma rede de conhecimento entre entidades, especialistas e consumidores interessados na temática da Competitive Intelligence e da Guerra de Informação.
O protocolo foi assinado na sessão de entrega dos diplomas do Curso de Cibersegurança, Ciberdefesa e Exercícios de Gestão de Crises no Ciberespaço realizado pela CIIWA, em parceria com a Academia Militar e com o apoio do Governo dos Açores.
O curso, teve uma duração de 25 horas, decorreu em horário pós-laboral e contou com um total de 20 formandos.
O XIII Governo Regional dos Açores foi o primeiro a colocar a cibersegurança, no seu Programa do Governo e prevê para 2022, um investimento de dois milhões de euros, nessa área, apoiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.