O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), afirmou que a rede 5G vai permitir que todas as freguesias dos Açores tenham acesso à internet com “qualidade” nos próximos dois anos.
Em declarações à agência Lusa, Cadete de Matos afirmou que “em resultado do leilão do 5G”, que terminou há duas semanas, os operadores vão ter a “obrigação de garantir em toda a região dos Açores” uma “cobertura com qualidade de serviço bastante elevada”.
Em todos os municípios vai ter de haver uma cobertura de pelo menos 75% da população, em menos de dois anos, até 2023, com uma cobertura de 100 megabytes em termos da qualidade de serviço da internet”.
O presidente da Anacom acrescentou que “dentro de quatro anos, até 2025”, a cobertura de 100 megabytes vai ter de abranger “pelo menos 90% da população” açoriana.
João Cadete Matos realçou, também, que no âmbito do 5G os “operadores vão ter de dar resposta” a todas as instituições e centros empresariais que queiram ter uma estação com aquela tecnologia de quinta geração.
Lusa/AO/RP