O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, defendeu na Ribeira Grande, “uma Política Agrícola Comum da especificidade e uma Política Agrícola Comum da diferenciação” para a produção regional, de acordo com o plano Estratégico da nova Política Agrícola Comum (PAC).
No âmbito do Plano Estratégico da nova PAC, o Secretário Regional da Agricultura espera que este seja um “instrumento de intervenção pública, que defina o que é a resiliência de quem produz”.
Para o titular da pasta da Agricultura, o programa POSEI está “longe de deter sucesso na sua abrangência jurídica, técnica e institucional”, alertando para o “défice existente de 13 milhões de euros no Orçamento regional”, que o Governo dos Açores vai disponibilizar de forma a colmatar possíveis cortes nas produções locais.
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural materializou ainda a reivindicação de uma “maior diferenciação e aceitação para um POSEI inter-regional”, tendo em conta as alterações climáticas, a neutralidade carbónica, o bem-estar animal e a conservação dos solos”.