Os Bombeiros dos Açores receberam um aumento de 2,8% nos apoios mensais destinados aos encargos para os serviços de emergência pré-hospitalar e evacuação médica entre unidades de saúde, na sequência da alteração ao Anexo I da Resolução de Conselho de Governo n.º 175/2020 de 30 de junho de 2020.
Com a revisão do diploma que produz efeitos a 1 de janeiro deste ano, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores procedeu ao pagamento retroativo destes valores desde o início deste ano, o que totalizou um valor superior a 100 mil euros, distribuídos pelas 17 Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Região.
Esta comparticipação permitiu também ajustar o aumento verificado no início deste ano nas progressões nas carreiras de oficial bombeiro e de bombeiro, garantindo um impacto nulo para as associações dos Açores.
Na região, as Associações Humanitárias de Bombeiros é que asseguram o transporte terrestre de doentes em ambulância, sendo o Governo Regional quem comparticipa os encargos com as remunerações dos tripulantes de ambulância.