Na sequência da divulgação pública de uma carta endereçada pelo deputado Vasco Cordeiro ao Presidente do Governo Regional, o Grupo Parlamentar do PSD/Açores disse que esta é mais uma tentativa de aproveitamento político da situação pandémica e que as medidas não são mais do que as medidas já concretizadas ou anunciadas pelo Governo Regional.
Uma das propostas do deputado Vasco Cordeiro diz respeito ao reforço da testagem, algo que o Governo dos Açores já pôs em prática e deu como exemplo a véspera de Natal onde foram realizados cerca de 2.200 testes na Região, incluindo uma operação de testagem aberta a toda a população da ilha de São Miguel.
Outra das propostas do deputado Vasco Cordeiro é relativa à identificação de cadeias de transmissão. Diariamente, o Serviço Regional de Saúde faz a avaliação epidemiológica aos contatos de alto risco, de baixo risco, de primeira e de segunda linha. Dizer o contrário é promover a desinformação.
O deputado Vasco Cordeiro completou o seu conjunto de propostas com algumas considerações sobre a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos, apesar do Secretário Regional da Saúde já ter anunciado que o processo irá arrancar no início de janeiro.
O Governo dos Açores deu prioridade ao processo para os grupos de risco, que podem desenvolver casos graves da doença quando contagiados, como são os idosos que necessitam de uma dose de reforço.
O PSD/Açores lamenta ainda que o deputado Vasco Cordeiro tenha tentado promover a desinformação acerca dos custos dos testes nas unidades de saúde da Região.
O que a portaria em causa permitiu foi que qualquer utente que esteja numa ilha sem laboratórios privados e necessite, por motivos pessoais ou profissionais, ser testado, o possa fazer nas Unidades de Saúde dessas ilhas.