O Governo Regional dos Açores estabeleceu convenções para 2022 com 17 comunidades terapêuticas, através da Secretaria Regional da Saúde e Desporto, tendo por objetivo o encaminhamento de utentes com comportamentos aditivos e dependentes.
As instituições convencionadas garantem competência na área do tratamento estabelecido no programa do XIII Governo Regional dos Açores.
O Executivo considera fundamental a continuação da parceria entre as estruturas de tratamento em regime de internamento, especificamente as comunidades terapêuticas, selecionadas pelas suas especificidades e boas práticas, quer ao nível do programa de tratamento, quer ao nível da articulação até então, efetuada com o Serviço Regional de Saúde e Desporto.
Algumas destas estruturas expressaram interesse e disponibilidade em convencionar camas com o Serviço Regional de Saúde, de forma a disponibilizar o acesso ao tratamento em tempo útil aos utentes com comportamentos aditivos e dependentes.
A continuação das parcerias com IPSS e privados no âmbito das dependências, em complementaridade com as Instituições do Serviço Regional de Saúde, no âmbito do tratamento e prevenção na área das dependências, são objetivos do XIII Governo Regional dos Açores.