As candidaturas ao regime de apoio extraordinário para restabelecimento do potencial produtivo de produção agrícola e à compensação por perdas nas culturas das explorações afetadas na Região na sequência de condições meteorológicas adversas verificadas em 2021 abrem esta quarta-feira e decorrem até 28 de fevereiro.
De acordo com a Portaria publicada em Jornal Oficial, estes apoios tiveram em conta as condições meteorológicas adversas verificadas na sequência da passagem, nos dias 22 e 23 de abril, da depressão Lola pelas ilhas Graciosa, São Jorge, Pico, Terceira e São Miguel, assim como precipitação forte que assolou o concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, no dia 25 de junho, da qual advieram prejuízos avultados para os produtores do concelho.
Podem beneficiar deste apoio os produtores que sejam titulares de uma exploração agrícola afetada pelas intempéries ocorridas naquele período e cumpram as condições necessárias ao exercício da respetiva atividade e que tenham procedido junto do Serviço de Desenvolvimento Agrário de ilha (SDA) ao reporte dos prejuízos ocorridos.
São prejuízos elegíveis os relativos a quebras de produção nas culturas da banana, vitícolas e, para os produtores agropecuários com explorações no concelho da Povoação, com quebras de produção na cultura do milho forrageiro.
O apoio financeiro a conceder corresponde a um montante de 75% dos danos verificados na produção das culturas e no potencial produtivo.
De forma a beneficiarem do regime de apoio, os produtores devem dirigir-se ao Serviço de Desenvolvimento Agrário da sua ilha.