Todas as viagens da Atlânticoline, responsável pelo transporte marítimo entre ilhas açorianas, realizaram-se ontem no primeiro dia do terceiro período de paralisação dos trabalhadores ligados à parte operacional, disse à Lusa fonte da empresa.
A paralisação na Atlânticoline já decorre desde dezembro de 2021, tendo o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pesca (SIMAMEVIP), apresentado um novo pré-aviso de greve que se iniciou ontem e decorre até 28 de fevereiro.
Fonte da empresa adiantou à Lusa que “ontem não houve nenhuma viagem cancelada devido a greve…, a tripulação compareceu na íntegra”, explicou ainda a mesma fonte.
A empresa solicitou recentemente a intervenção do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), uma “arbitragem obrigatória” devido ao impasse negocial com o sindicato, mas o sindicato garante que “não há intransigência" da sua parte e que facilitou as negociações e ainda "foi ao encontro dos anseios" da Atlânticoline.
Fonte da Atlânticoline adiantou hoje à Lusa que “o processo está entregue ao gabinete jurídico” da empresa para ser enviado “o mais rapidamente possível”.
Na semana passada o dirigente sindical Clarimundo Baptista lamentou que a empresa continue "a não admitir o pagamento de retroativos das negociações dos aumentos salariais a partir da data que produzem efeito, ou seja, abril de 2021".
A Lusa tentou contactar o dirigente sindical, mas não foi possível até ao momento.
Fonte: Lusa/AO Online