O Governo Regional dos Açores vai assumir a dívida bancária da conserveira Santa Catarina, localizada na ilha de São Jorge, no valor superior a seis milhões de euros.
A notícia é avançada pelo Açoriano Oriental, que sita a Agência Lusa.
A mesma fonte adianta que já foi assinado pelo Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública o despacho que "tem efeitos imediatos determinando a transferência dos financiamentos bancários pela Santa Catarina, para a Região Autónoma dos Açores".
Os financiamentos bancários em causa totalizam 6,6 milhões de euros e referem-se ao capital em dívida em quatro instituições bancárias.
No despacho é referido que o concurso público internacional para "a contratação de uma entidade que assuma a exploração da unidade fabril, por um prazo mínimo de 10 anos, com a possibilidade de exercício da opção de compra da totalidade do capital social no final do referido prazo, já se encontra a decorrer, prevendo-se a escolha do candidato vencedor durante o primeiro trimestre do corrente ano".
A mesma fonte informa que os concorrentes ao concurso público terão de garantir a salvaguarda da unidade fabril, incluindo a gestão de marcas e a manutenção dos postos de trabalho.
Construída em 1940, a fábrica de atum Santa Catarina está instalada na Calheta, ilha de São Jorge e tem atualmente 140 trabalhadores.
Lusa/AO/RP