O Município da Horta atribuiu as bolsas de apoio financeiro aos jovens do concelho que estão a frequentar o Ensino Superior, tendo esta iniciativa como objetivo “apoiar os estudantes na continuação dos seus estudos, promovendo-se, assim, a igualdade de oportunidades no acesso à Educação”.
No ato de assinatura dos contratos-programa, realizada de forma individual, o Presidente da Câmara da Horta transmitiu aos estudantes e aos seus familiares que “este investimento que o Município está a fazer no futuro dos jovens faialenses corresponde à sua visão de que os jovens são o futuro da ilha”.
No presente ano letivo foram atribuídas 74 bolsas aos estudantes que preencheram os requisitos, perfazendo um investimento superior a 100 mil euros.
Para Carlos Ferreira, “estas bolsas de estudo apresentam-se como um contributo ao esforço já alocado pelos educandos e suas famílias, um incentivo à formação académica e à criação de condições benéficas para o desenvolvimento de percursos educativos de sucesso”, sendo que a concessão das referidas bolsas contribui, ainda, “para um mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural da ilha”.
O Presidente da Câmara Municipal da Horta afirmou também que pretende que no próximo ano letivo as bolsas de estudo sejam atribuídas mais cedo, e acrescentou que “o Município vai iniciar agora os procedimentos com vista à implementação do projeto Bolsa 12”, um projeto que tem como principal inovação a extensão da atribuição do apoio financeiro aos estudantes dos atuais 10 meses para os 12 meses.
CMH/RP