O Governo dos Açores atribuiu, entre julho de 2020 e 31 de dezembro de 2021, 631 mil euros para apoiar a vitivinicultura, devido aos impactos provocados pela pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Numa nota publicada na página da Internet do Governo Regional é indicado que os apoios, atribuídos de forma excecional devido à pandemia, destinaram-se às empresas, cooperativas e produtores engarrafadores de vinho que foram objeto de certificação pela CVR Açores (Comissão Vitivinícola Regional), com Denominação de Origem (DO) ou Indicação Geográfica (IG).
Os apoios visaram “ajudar o setor vitivinícola a mitigar os impactos causados pela pandemia da covid-19, aumentando a liquidez e revitalizando o setor”, refere a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Na nota, a Secretaria Regional adianta ainda que no âmbito do apoio à armazenagem dos vinhos até ao final de outubro de 2021 foram apoiados nove beneficiários, tendo sido candidatados e considerados elegíveis para apoio cerca de 746 mil litros de vinhos de mesa certificados DO e IG e “atribuído um montante global de apoio de 313 mil euros”.
Foram apoiados no âmbito da ajuda à comercialização “oito beneficiários, tendo já sido apoiada a comercialização de 96.697 garrafas de vinho de mesa certificado DO e de 201.578 garrafas de vinho de mesa certificado IG, e atribuído um montante global de apoio de 318 mil euros”, indica o Governo açoriano.
Estes apoios “são referentes ao período entre julho de 2020 e 31 de dezembro de 2021”, informa a Secretaria.
Fonte: Jornal Açores 9