O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Joaquim Bastos e Silva, anunciou no arranque da quinta edição do Orçamento Participativo dos Açores, que o OP Açores 2022 deste ano tem mais uma área temática para apresentação de ideias de investimento público, a educação.
O OP Açores 2022 vai assim abarcar nove áreas temáticas: a Agricultura, o Ambiente, a Ciência, a Cultura, a Educação, a Inclusão Social, a Juventude, o Mar e Pescas e o Turismo.
Na ocasião o governante revelou que, “a iniciativa dispõe de um milhão e duzentos mil euros”, possibilitando aos cidadãos residentes nos Açores, nacionais ou estrangeiros, de, além de apresentarem e votarem em ideias para cada uma das ilhas, poderem também apresentar e votar propostas de âmbito regional, tendo por isso direito a dois votos.
Outra novidade revelada por Joaquim Bastos e Silva “é a participação plena dos jovens entre os 14 e os 17 anos”, realçando que os jovens “passam a poder apresentar ideias de investimento público a todas as áreas temáticas, correspondendo à vontade por estes expressa”.
A receção de ideias deve ser feita até 31 de maio no sítio da internet do OP Açores.
Gacs/RP