O Secretário Regional do Mar e das Pescas garantiu em Angra do Heroísmo, um reforço da quota do goraz para 2022.
O Governo dos Açores recebeu a comunicação de que a quota do goraz para o corrente ano será reforçada em 66 toneladas, o que significa que teremos em 2022 uma quota global de 666 toneladas, ou seja, mais 11% que em 2021”, disse Manuel São João.
Recorde-se que o responsável da tutela pela pasta do Mar e das Pescas reuniu em Angra do Heroísmo, com o Sindicato dos Pescadores da Ilha Terceira e com a Associação Terceirense de Armadores.
O Secretário salientou a necessidade de entendimentos alargados entre Governo, associações representativas do setor e armadores para uma melhor gestão da quota do goraz.
Segundo Manuel São João, “a proposta do Governo dos Açores para 2022 assentou numa repartição trimestral das 600 toneladas de quota anual, existindo, paralelamente, uma repartição por ilha de acordo com o histórico de capturas”.
De acordo com o governante, o que se verificou neste primeiro trimestre de 2022 foi que a quota estabelecida esgotou no início deste mês, o que se ficou a dever às condições meteorológicas excecionais que se verificaram.
Recorde-se que a Federação das Pescas dos Açores entende que a repartição trimestral deve ser expurgada e que existe maturidade suficiente das associações e dos armadores para a gestão da quota, pelo que agora o governo vai ouvir todos os representantes dos pescadores, uma vez que nem todos partilham da posição da Federação”.
Gacs/RP