O Governo Regional dos Açores criou o programa “Capitalizar Açores”, uma nova medida de auxílio público à capitalização das Pequenas e Médias Empresas (PME) com sede na região.
Este programa distingue-se dos congéneres nacionais ao incluir, além de empresas, cooperativas e associações com fins comerciais.
Com uma dotação de 50 milhões de euros, provenientes do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores (FCEA), com dotações do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o programa irá promover o investimento nas empresas regionais e melhorar a sua capitalização.
Numa primeira fase, serão constituídos fundos de capital de risco, subscritos por intermediários financeiros. A participação privada em cada fundo de capital de risco será, no mínimo, de 30% do capital subscrito, sendo o restante comparticipado através do Fundo de Capitalização das Empresas dos Açores.
segundo o Governo Regional, os fundos de capital de risco contribuem para a diminuição do endividamento das empresas e para o reforço da sua autonomia financeira.
As empresas poderão ainda candidatar-se a uma subvenção não reembolsável (vulgo fundo perdido), que complementará a sua capitalização.
Gacs/RP