Inserido na semana das pescas, que termina esta quinta-feira no Faial, o Auditório da Madalena recebeu ontem, várias intervenções de especialistas ligados à pesca.
José António Soares, presidente da Câmara Municipal da Madalena, e anfitrião do evento, deu as boas vindas aos oradores e convidados e afirmou que a ilha é conhecida pela arte de conservar defendendo que é fundamental preservar este legado.
O presidente da autarquia saudou também o secretário regional do Mar e das Pescas por ter retomado esta iniciativa e tê-la estendido ao Pico.
Assunção Cristas, Coordenadora do Mestrado em Direito e Economia do Mar da Universidade Nova de Lisboa, falou sobre a sustentabilidade, que é o grande desafio global do tempo. Para a oradora, os Açores têm artes de pesca sustentáveis e é fundamental dar a conhece-las no exterior.
A ex-ministra do mar defende que é fundamental atrair os jovens, porque o sector da pesca é exigente e carece de mão-de-obra.
José Freitas, Presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe e Gerente da Conseran admite que é fundamental valorizar e aumentar a capacidade produtiva, porque nos últimos dez anos a região não cresceu nem na valorização nem na capacidade produtiva.
Francisco Vicente, Vice-Presidente da Associação Pão do Mar, falou sobre o passado, presente e futuro da indústria conserveira nos Açores e Sandro Jorge, da Escola do Mar dos Açores, interveio sobre onde estamos e para onde vamos.