A Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia está a implementar diversas ações de qualificação, recuperação e valorização de vários percursos pedestres oficialmente homologados e integrados na rede regional, visando a melhoria da respetiva qualidade e segurança.
Mário Mota Borges, Secretário Regional com a tutela do Turismo, refere que “no pós-pandemia há cada vez maior procura por destinos sustentáveis e de experiências ao ar livre”, sendo por isso necessário “garantir as devidas condições de fruição e de valorização da experiência nesses espaços”.
Para além do anúncio recente do projeto “ALERT FOR YOU – Turismo Seguro”, a segurança da rede regional de percursos pedestres está também a ser reforçada com a implementação do Plano Rápido de intervenção e Socorro (PRIS), já instalado no Corvo, São Jorge, Terceira, São Miguel, Santa Maria e, mais recentemente, Pico.
O Plano consiste na colocação de postes numerados de 500 em 500 metros ao longo dos percursos e que tem como objetivo criar pontos facilmente identificáveis pelas autoridades de socorro, diminuindo o tempo de ação em situações de resgaste.
Com mais de 90 percursos e uma extensão superior a 700 quilómetros, a rede regional de percursos pedestres é um dos ativos mais importantes do Turismo de Natureza nos Açores.
Gacs/RP