O Governo dos Açores e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) concluíram mais uma etapa no processo de regularização e reposicionamento de carreiras no sector da Saúde.
À margem de uma reunião em Angra do Heroísmo, ambas as partes expressaram contentamento pelo acordo alcançado no âmbito das carreiras gerais.
Em causa estavam cerca de 190 trabalhadores com contrato individual de trabalho que ficam agora com as respetivas situações resolvidas, com retroativos a 2019, num valor global que atinge 267 mil euros.
Clélio Meneses adiantou que “os primeiros 25%, conforme acordado com os sindicatos, começarão a ser pago até ao final do primeiro semestre de 2022”.
No âmbito deste acordo o Governo dos Açores assegura o pagamento de 50% do valor até ao final de 2022, 75% até ao primeiro semestre de 2023 e 100% até ao final de 2023.
O governante revelou, por outro lado, que o processo relativo às carreiras médicas vai também avançar “no sentido de repor justiça em algo que estava parado durante muitos anos”.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto frisou que “o Governo não está a fazer favor nenhum a estes profissionais de saúde, está é a pagar dívidas pelo contributo que deram, neste tempo de pandemia, mas sobretudo por terem estado muitos anos à espera” de serem vistos “com a dignidade que merecem”.
Gacs/RP