A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, está a implementar diversas ações de qualificação, recuperação e valorização de vários percursos pedestres oficialmente homologados e integrados na rede regional, visando a melhoria contínua da respetiva qualidade e segurança.
Em colaboração com a Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, através do Serviço de Ambiente e Alterações Climáticas da ilha do Pico, e em conjunto com os Municípios de São Roque do Pico e de Lajes do Pico foi efetuado o reforço da sinalética de orientação nos percursos pedestres homologados da ilha e implementado a sinalética referente ao PRIS (Plano Rápido de Intervenção e Socorro) em 10 percursos pedestres desta ilha.
O PRIS consiste na implementação de postes numerados e georreferenciados de 500 em 500 m ao longo dos percursos e tem como objetivo criar pontos facilmente identificáveis pelas autoridades de socorro, diminuindo o tempo de ação em situações de resgaste.
Atualmente, a rede de percursos pedestres do Pico conta com 13 trilhos homologados e uma extensão total de 115 km. Foram intervencionados 88 km e todos os percursos pedestres da ilha estão operacionais e abertos à prática do pedestrianismo.
O Plano Rápido de Intervenção e Socorro prevê também a formação e qualificação das entidades com responsabilidade nas ações de resgate, bem como ações de divulgação junto dos diversos agentes turísticos e população em geral.
Atualmente este Plano está implementado nas ilhas do Corvo, Pico, São Jorge, Terceira, São Miguel e Santa Maria.
Gacs/RP