O Governo Regional dos Açores vai apoiar as despesas de alojamento para fins de participação em feiras ou exposições e formação, ao abrigo do Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART).
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego explica que o novo regulamento do SIDART, publicado em Diário da República, fixa como limite máximo do apoio a atribuir o montante de 50 euros por dia, no caso de uma deslocação nacional, e de 90 euros diários, se for uma deslocação ao estrangeiro para esses fins.
Também a possibilidade de os artesãos efetuarem despesa com data anterior à candidatura ao SIDART, na sequência de acontecimentos imprevistos e inadiáveis, desde que devidamente fundamentada e comprovada, passa a estar enquadrada no regulamento agora ajustado às necessidades dos artesãos.
A nova regulamentação permite, ainda, aos promotores com atividade na área de bens alimentares, sem carta de Unidade Produtiva Artesanal, a candidatura para montagem de um espaço para posterior licenciamento, procedendo à respetiva inscrição.
Maria João Carreiro frisa que as alterações ao SIDART “traduzem uma resposta efetiva” do Executivo regional aos artesãos açorianos, que “dispõem agora de mais condições para prosseguir o seu trabalho na criação e promoção do artesanato”.
Para o corrente ano foram definidas duas fases de candidaturas: a primeira fase, encerrada a 9 de maio, dirigida à participação na Expo Açores Artesanato - Santo Cristo; e a segunda fase, que decorre entre 13 de maio e 7 de junho de 2022.
Gacs/RP