A Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, garantiu que todos os alunos do 5.º e do 8.º ano terão acesso a manuais digitais, já no próximo ano letivo, traduzindo-se “em momentos de aprendizagem mais cativantes e significantes”.
A titular da pasta da Educação falava aos jornalistas, em Ponta Delgada, após a abertura do evento de apresentação dos manuais escolares digitais às escolas da região, um projeto que envolverá cinco mil alunos já no próximo ano escolar, beneficiando de um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Para o uso dos manuais digitais, os alunos vão receber equipamentos tecnológicos individuais, o que “lhes permitirá disporem de um instrumento essencial para desempenharem também outros trabalhos”.
Para os alunos do 5.º ano o acesso será feito através de ‘tablets’, para os alunos do 8.º ano o acesso será feito através de um portátil.
De acordo com a Secretária Regional, o projeto inclui também “modelos de formação inicial” para professores, bem como “modelos de acompanhamento ao longo da sua utilização”.
Gacs/RP