O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores anunciou em Angra do Heroísmo, que o período de candidaturas ao projeto-piloto “Novos Idosos”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abre no dia 27 de junho.
Artur Lima realçou que o "envelhecimento é um dos principais desafios da modernidade" e os "Açores devem estar preparados, com políticas públicas inovadoras, para responder aos idosos das nossas nove ilhas".
Por essa ordem de razões salientou a necessidade em criar “programas e projetos que estimulem um envelhecimento saudável e participativo” e que “garantam a preservação da identidade social originária do idoso”, mantendo-o, sempre que possível, no seu lar, junto da sua família.
Este projeto, financiado por verbas do PRR, alicerça-se numa “lógica de intervenção de proximidade”, com “vantagens para o idoso, para as famílias e para as instituições”.
Durante o ano de 2022, prevê-se que 100 idosos sejam abrangidos por este projeto-piloto.
A partir de dia 27 de junho, os interessados deverão manifestar a intenção de candidatura junto das instituições parceiras ou através de correio eletrónico próprio para o efeito (novosidosos.candidaturas@azores.gov.pt).
Gacs/RP