A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego avançou que para o ano letivo 2022/2023 estão em oferta nas escolas profissionais 42 novos cursos de Nível IV.
De acordo com Maria João Carreiro, esta oferta pode abranger um total de 800 novos formandos para as 17 escolas profissionais da Região.
A secretária recordou que as escolas profissionais passaram de 36 novos cursos no ano letivo que agora termina para 42 no próximo.
Este aumento indica o esforço que as escolas estão a fazer no sentido não só de adequar a sua oferta formativa às necessidades do mercado, mas também de reforçar a sua atratividade para os jovens.
Sinalizando o período de candidaturas que está a decorrer nas diferentes escolas, a governante desafiou os jovens a “identificar as ofertas formativas para o próximo ano letivo e a mobilizarem-se em torno da formação e qualificação, condição indispensável para o ingresso num mercado de trabalho que é cada vez mais competitivo e exigente”.
De acordo com Maria João Carreiro, “a qualidade técnica das escolas profissionais é reconhecida pelas empresas, um facto que exige ainda uma maior articulação entre escolas e tecido empresarial com vista à integração dos jovens o mercado de trabalho”.